7 dicas infalíveis para quem tem dificuldades em Dormir ou Acordar!

Na segunda-feira é mais comum, mas o fato acontece quase todos os dias de semana. E logo no primeiro horário do dia. É persistente, é um lema, é uma dúvida cruel. Sabe do que estamos falando? Da frequente (in)disposição de acordar cedo todos os dias. 

Raras são as pessoas que trabalham em horários avessos ou que optam por uma vida mais noturna, a maior parte dos brasileiros sofrem quando o despertador toca. Enquanto o corpo quer descansar por mais alguns minutinhos, o cérebro sabe que está quase na hora de “bater o ponto” no trabalho. 

Mas, por que será que isso acontece? “Antes, no começo do século XX, dormíamos cerca de nove horas por noite, hoje a média é menor do que sete horas”, compara o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho. Ou seja, o brasileiro passou a dormir menos, por isso, o mau humor e alguns problemas de saúde. 

Cerca de 30% da população mundial diz ter dificuldade em dormir ou manter o sono. Muitas pessoas relatam que, mesmo que consigam dormir pelo menos 8 horas diárias, sentem que o sono não foi suficiente para proporcionar descanso físico e mental.

Reprodução: Google

“Esse ‘dormir menos’ causa problemas de memória, humor, falta de atenção e, é claro, sonolência”, ensina Sônia Togerio, Pneumologista. 

O que fazer então? Selecionamos 7 dicas super importantes, selecionadas por especialistas, para você conseguir dormir e acordar com disposição. Leia:

  1. Seguir horários e rotina
  2. Usar a luz, principalmente a solar, no quarto e na casa
  3. Relaxar antes de dormir, saiba que aquele cházinho inventado pela vovó funciona muito bem
  4. Deite para dormir e evite ficar jogando no celular ou assistindo televisão
  5. Evite o soneca, essa dica é dos especialistas que afirmam que o ideal é acordar no primeiro toque do despertador 
  6. Fazer uma atividade física logo após acordar é indicado
  7. O café da manhã, principalmente com a cafeína, ajuda na disposição para o dia

Com informações do Minha Vida