Conheça 6 Variedades da Banana, a fruta mais consumida do Brasil

A Banana é uma das frutas mais antigas do mundo e que tem sua importância até hoje. Originária do Sudeste Asiático, ela tem algumas variações e no Brasil, a produção é de, aproximadamente, 6 milhões de toneladas por ano, o que a torna a fruta mais aceita e mais consumida, com uma média de consumo de 35 quilos por habitante ao ano.

Em todas as receitas médicas e de nutricionistas, a Banana está presente. Afinal, ela é rica em carboidratos e responsável pela função energética do corpo, já que é fonte de glicose, fundamental às células. Ela também tem nutrientes como fibras e minerais, que colaboram com a positividade do intestino e do metabolismo.

Fora isso, o consumo diária de 2 bananas dá metade da quantidade de manganês necessária ao corpo humano. Ah, e claro, não podemos deixar de falar do potássio, o principal nutriente da fruta. Em cada 100 gramas de banana existem 350 miligramas de potássio, o que o torna essencial para quem prática esportes já que ele tem tudo a ver com as reações musculares, o que pode evitar, inclusive, câimbras e lesões.

Para além dos benefícios dos nutrientes, a banana é uma fruta muito prática e conveniente ao consumo, sendo que a casca é de fácil remoção e higiênica.

Reprodução: Google

Veja 6 tipos dessa fruta e algumas das características de cada uma delas!

1 – Banana Nanica: Possui casca fina e uma cor amarela esverdeada. Tem sabor doce, textura macia e tamanho inferior à 12 centímetros. É muito cultivada na América Latina.

2 – Banana Prata: É menos doce do que a Nanica, mas é mais consistente e maior, podendo possuir até 15 centímetros de comprimento. Tem casca de 5 facetas e cor amarela esverdeada.

3 – Banana da Terra: É utilizada para a fritura e consumida, com mais rotina, no norte e nordeste brasileiro. Ela é rica em amido e apresenta o maior tamanho entre todas as variedades, podendo chegar à 30 centímetros e 500 gramas. A casca é escura.

4 – Banana Ouro: É produzida no litoral paulista e é a que possui o menor tamanho, com, no máximo, 10 centímetros. Possui forma cilíndrica, polpa doce e casca fina, na cor amarelo ouro.

5 – Banana Verde: É considerada a fruta mais funcional entre todas as variedades, já que apresenta alto índice de amido resistente, nutriente similar à fibra. Além disso, é usado no controle da glicemia.

6 – Banana Maça: É mais consumida no Centro-Sul do Brasil e tem, até, 15 centímetros, de casca fina, amarelo clara. Tem também o sabor adocicado e pode ser acompanhada com aveia ou farinha integral.

Com informações do MinhaVida